Primeiros equipamentos

Quanto mais informação melhor!

Primeiros equipamentos
Primeiros equipamentos

Um dos primeiros relatos de pessoas respirando debaixo d’água data de 480 a.C.! O historiador Heródoto narrou a recuperação de tesouros de navios naufragados para o rei da Pérsia, Xerxes. Esses verdadeiros “tataravôs do mergulho” teriam utilizado juncos ocos para respirar. Ainda há uma série de outros relatos de pessoas realizando tentativas de respirar debaixo d’água na Grécia Antiga.

Ao longo da história, muitos tentaram criar roupas e equipamentos para aumentar o tempo de permanência ao mergulhar. Foi assim que, em 1531, Gugliemo de Lorena projetou o primeiro sino de mergulho.
Um sino de mergulho é uma câmara (semelhante a um sino de igreja) suspensa por um cabo, que leva os mergulhadores até a profundidade necessária para realizar trabalhos e tarefas em regiões submersas. Para isso, é utilizada a pressão para manter o ar preso em seu interior.

Em 1715 foi criada a primeira roupa específica de mergulho, por John Lethbridge. O acessório era feito de madeira! Foi apenas em 1839 que modelos mais avançados começaram a surgir rapidamente.

O responsável por um dos saltos nessa evolução foi Augustus Siebe, que desenvolveu o primeiro traje impermeável com um escafandro fixado, que ainda segue em uso para certos tipos de mergulho. Esse período ficou conhecido como a “Era do Escafandro“.

No final do século XIX, uma nova mudança se mostrou necessária na História do Mergulho por causa da descoberta de doenças descompressivas. A exposição a grandes profundidades faz com que o organismo dissolva nitrogênio no sangue e nos tecidos e a mudança de pressão ao retornar para a superfície provoca a formação de bolhas.

Para driblar esse problema foram criadas as primeiras tabelas de mergulho, por John Scott Haldane. O objetivo é prever o controle da mudança de pressão de forma gradual para proteger os mergulhadores. Os equipamentos e técnicas modernas já estão completamente adaptados de forma a evitar o desenvolvimento de tais condições.

https://www.evidive.com.br/blog/historia-do-mergulho

Primeiros equipamentos

Dúvidas ou comentários

ERB2
Dono de uma costa litorânea com mais de sete mil quilômetros de extensão, o litoral brasileiro possui uma paisagem bem diversifica[...]
Os primeiros relatos de mergulho vêm na antiguidade, quando usavam a técnica para o resgate de armamentos e alimentos.[...]
Mergulhar é a fascinação do homem em explorar o mundo submarino. Apesar de estar tão presente em nossa vida, o mar ainda é o maior[...]
Não se preocupe! Graças a uma série de normas e critérios de segurança, o mergulho é uma das práticas mais seguras que existem.[...]
TOP